A liberalização dos mercados da eletricidade e do gás pode levantar algumas questões e dúvidas para que nem sempre parece fácil encontrar resposta. A primeira pode relacionar-se com a necessidade efetiva de se liberalizar o mercado. Segundo  o Eng.º Paulo Tomás, vice-presidente da ADENE – Agência para a Energia, “é necessário que os consumidores finais, em particular os domésticos e os de pequenos serviços, tenham a possibilidade de escolher e mudar de comercializador de uma forma simples, rápida e transparente. Neste sentido, o OLMC – Operador Logístico de Mudança de Comercializador de Energia, permitirá aos consumidores aceder de forma padronizada, desmaterializada, célere e personalizada à informação sobre a oferta disponível nos mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural, com vista a poderem realizar uma mudança informada, simplificada e direta do seu comercializador de energia, assegurando de forma automática os processos de transição entre comercializadores”.
É importante compreender que, com o surgimento do OLMC, o consumidor conseguirá todo o apoio necessário no processo de mudança de comercializador, tanto na fase da análise das melhores ofertas do mercado como no momento em que se concretiza a mudança. Para além disso, o OLMC irá disponibilizar ainda simuladores simples, de forma a recolher todos os dados relevantes dos consumidores e a permitir que, assim, tomem decisões mais informadas na hora de mudarem de fornecedor de energia.
De acordo com Eng.º Paulo Tomás, será ainda disponibilizada “uma plataforma online, o portal Poupa Energia, que irá analisar qual(is) a(s) melhor(es) oferta(s) para o seu caso em particular, bem como facilitar o processo de contratualização com o novo comercializador. A nova plataforma visa tornar o mercado mais transparente e reduzir o tempo de mudança de comercializador. Mais transparente, ao permitir olhar para as várias ofertas de forma normalizada e reduzir o tempo de mudança, ao propor-se efetuar validações prévias no processo de mudança de comercializador de modo a melhorar a comunicação entre os vários agentes de mercado”.
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