Hoje em dia, garantir um bom desempenho energético das habitações é essencial para alcançar níveis de conforto com um baixo consumo de energia. Se quer poupar na sua fatura da energia fique a conhecer algumas soluções para aumentar o conforto em sua casa e gastar menos no fim do mês.
O primeiro passo será apostar na aplicação do isolamento de coberturas no exterior que permitirá reduzir as perdas térmicas durante o inverno e os ganhos térmicos no verão, podendo representar uma redução anual de cerca de 40% nas necessidades de energia. Outra solução passa pela instalação de janelas eficientes que permitem reduzir até 20% das necessidades de energia.
A ventilação tem também um peso importante nas necessidades de energia dos edifícios. A renovação do ar interior pode ser responsável por 30% do total das necessidades de aquecimento no Inverno. Uma casa com um correto sistema de ventilação permite assegurar uma adequada qualidade do ar interior com reduzidas perdas térmicas.
Outras soluções que poderá utilizar em sua casa são as caldeiras de condensação que permitem rendimentos mais elevados, sendo uma alternativa de poupança aos esquentadores a gás. Portugal tem uma média anual entre 2200 e 3000 horas de sol, assim a utilização de energia solar para o aquecimento de água sanitária é uma escolha cada vez mais comum no mercado português e lhe que permite poupar significativamente, na sua fatura de energia.
Fonte: ADENE – Agência para a Energia
Artigos Relacionados