Condómino para quem as coisas nunca estão bem-feitas |
Contamos consigo para tomar as decisões corretas e aperfeiçoar o que for necessário |
Condómino que gosta de ajudar |
O condomínio precisa da sua ajuda imprescindivelmente |
Condómino que faz questão de mostrar explicitamente que é bem-sucedido |
A sua presença na assembleia será muito apreciada |
Condómino sensível que leva as questões a peito |
Gostaríamos de saber o que sente relativamente a determinadas questões |
Condómino pouco falador que vive no seu mundo |
Entregaremos mais informação detalhada na assembleia |
Condómino desconfiado que considera sempre o que pode correr mal |
Na assembleia vamos debater os prós e os contras das decisões apresentadas |
Condómino animado que gosta de trocar ideias |
Debateremos ideias para encontrar novas opções |
Condómino despachado que só quer as coisas feitas e resolvidas |
Vamos resolver as questões pendentes |
Condómino diplomata e afável que quer ver toda a gente satisfeita |
Só com a presença de todos conseguiremos reunir consenso para tomar decisões harmoniosas |
A propósito da celebração do Dia Mundial do Sorriso, a 28 de abril, a Loja do Condomínio propõe algumas sugestões de como tornar as assembleias de condomínio mais positivas.
Ajustar a abordagem comunicacional às diversas personalidades dos condóminos é a forma mais eficaz de estimular a participação nas assembleias de condomínio.
A gestão do condomínio exige tempo, dedicação e altruísmo. Caraterísticas nem sempre fáceis de conciliar com o atual ritmo de vida, com as preocupações e as rotinas diárias. Por isso, quando chega o momento de estar presente na assembleia do condomínio, tantas vezes surge a tentação de se deixar ficar confortável em casa, sentado no sofá, a desfrutar de um pouco de paz e descanso.
Lembrar aos condóminos que a assembleia é o espaço onde todas as presenças são indispensáveis, para se tomarem decisões que garantem a preservação do seu investimento imobiliário, e que influenciam a segurança e a qualidade de vida, nem sempre é uma tarefa bem-sucedida.
Por um lado, é muito importante realizar um esforço para diminuir os aspetos que desmotivam a presença nas assembleias como, por exemplo, o tempo de duração excessivamente longo, a falta de entendimento, a postura de pensar que o condomínio é problema dos outros e esperar que os vizinhos tomem as decisões.
Entenda-se que o condomínio é de todos, logo o seu estado e organização reflete-se na vida de cada um e quando se deixa que os outros tomem as decisões fica-se refém da vontade alheia, para o bem e para o mal. Com participações assertivas e concisas poupa-se tempo, respeita-se a vez de falar e as ideias dos outros, evitam-se conversas paralelas e desnecessárias. Estes são aspetos fundamentais para o entendimento coletivo. Por outro lado, ajudará, certamente, adotar uma comunicação que estimule as motivações de cada condómino para participar na assembleia e para aumentar o respetivo envolvimento na vida do condomínio.
Na maioria das vezes, ajustar a abordagem comunicacional às diversas personalidades dos condóminos é a forma mais eficaz de estimularmos a participação de todos. Alguns conselhos:
Porque cada um de nós é um ser único, com prioridades e formas de estar na vida diferenciadas, é muito importante conseguirmos colocar-nos no papel do outro e perceber qual a melhor forma de ir ao encontro das suas motivações.
Artigos Relacionados